COMO TER UMA CONTABILIDADE SAUDÁVEL PARA SUA EMPRESA

COMO TER UMA CONTABILIDADE SAUDÁVEL PARA SUA EMPRESA

11 de outubro de 2017 Autor: BR2 Admin

Muitos empresários ainda enxergam a contabilidade como uma “invasão de privacidade”, quando na realidade deveriam entender o contador como um parceiro de negócios. A contabilidade organiza qualquer empresa dentro das normas legais e prepara o empresário para crescer economicamente, organizadamente e sem os riscos fiscais os quais são um dos maiores causadores de problemas financeiros para o pequeno e médio empresário no Brasil.

Elencamos alguns tópicos importantes para uma contabilidade saudável:

Atuar de acordo com a normas legais – A Lei 6.404/76 com atualizações posteriores é a principal norma legal no país. Além disso, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC emite diversas normas as quais todo contador deve seguir para registros contábeis e apresentação de relatórios para publicação ou mesmo controle interno.

Controle financeiro – O brasileiro é bastante empreendedor e ao iniciar seu próprio negócio muitas vezes não se dá conta da importância do controle financeiro. Esta tarefa, aparentemente bem simples com a parceria de um bom contador poderá ser realizada sem sustos e a contabilidade permite esta organização.

Redução de tributos – Abordamos acima os riscos fiscais como uma das maiores causas financeiras para o pequeno e médio empresário. Atualmente o Fisco dispõe de ferramentas eficazes e eficientes nas fiscalizações diminuindo o risco de sonegação. O projeto SPED tem permitido a Receita Federal um aumento cada vez maior no número de autos de infrações causando problemas para os empresários, principalmente para quem não tem um controle bem feito.

Decisões acertadas – Para qualquer empresário independente do porte para ter um crescimento sustentável da sua organização, é importante dispor de uma contabilidade bem feita e organizada, como dissemos, o contador não pode ser visto como um invasor e sim como um aconselhador. Assim, com números reais e índices bem analisados é possível tomar decisões coerentes no cotidiano do empresário.

Organização – A contabilidade está presente no dia a dia das empresas, seja nos departamentos de pessoal, fiscal, custos, orçamento, e legal. Uma contabilidade bem organizada e eficiente também ajuda o empresário a reduzir custos. O contador é um parceiro preparado o qual busca os melhores resultados para os seus clientes.


  • Compartilhar