Cinco finalidades das obrigações fiscais acessórias

Cinco finalidades das obrigações fiscais acessórias

19 de novembro de 2020 Autor: Jessica Bordin Domingues

Em nosso último artigo você conferiu as principais obrigações fiscais obrigatórias para o pequeno negócio. Mas, existem também aquelas obrigações que são acessórias e nem por isso, deixam de ter importância.

Você sabe quais são elas?

Conheça a DIRF, DCTF, demonstrações contábeis, emissão de notas fiscais e folha de pagamentos e suas respectivas finalidades a seguir!

  • DIRF: Tem como finalidade informar à Receita Federal os valores de imposto de renda e outras contribuições que foram retidas com pagamentos a terceiros, a fim de evitar sonegação fiscal.
  • DCTF: Consiste em um documento no qual são declarados diversos tributos, parcelamentos e compensações do contribuinte e tem como finalidade principal informar à Receita Federal todos os dados referentes aos valores devidos de vários tributos e contribuições federais, bem como, os valores utilizados para a sua quitação.
  • Demonstrações Contábeis: As demonstrações contábeis tem a finalidade de oferecer ao empreendedor o panorama da situação patrimonial e financeira da empresa durante certo período de tempo.

As demonstrações são realizadas com base em alguns critérios importantes, como o balanço patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício, a Demonstração de Lucros ou prejuízos Acumulados, a Demonstração das mutações relativas ao patrimônio líquido, além das notas de esclarecimento.

Parece complicado, mas não se preocupe. Nossa equipe está pronta para auxiliar o seu negócio em todas essas etapas e te explicar o funcionamento de cada item.

  • Emissão de notas fiscais: Essa provavelmente é a obrigação acessória mais conhecida. A emissão de notas fiscais tem como finalidade oferecer suporte para que o governo possa fiscalizar e movimentar as mercadorias e a prestação dos serviços realizados pelas empresas.
  • Folha de Pagamento: O famoso holerite que você paga ao empregado tem como finalidade organizar e registrar valores referentes a remunerações dos colaboradores, com os devidos descontos e acréscimos.

A folha de pagamento é uma lista de remuneração importante que deve ser preenchida adequadamente pela empresa, nela devem conter dados como nome do funcionário, salário, proventos, descontos, encargos sociais, RAIS, DIRF, CAGED e SPED SOCIAL.

E aí gostou? Tem alguma dúvida que gostaria de compartilhar conosco?

Até a próxima semana!


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