
Cinco finalidades das obrigações fiscais acessórias
Em nosso último artigo você conferiu as principais obrigações fiscais obrigatórias para o pequeno negócio. Mas, existem também aquelas obrigações que são acessórias e nem por isso, deixam de ter importância.
Você sabe quais são elas?
Conheça a DIRF, DCTF, demonstrações contábeis, emissão de notas fiscais e folha de pagamentos e suas respectivas finalidades a seguir!
- DIRF: Tem como finalidade informar à Receita Federal os valores de imposto de renda e outras contribuições que foram retidas com pagamentos a terceiros, a fim de evitar sonegação fiscal.
- DCTF: Consiste em um documento no qual são declarados diversos tributos, parcelamentos e compensações do contribuinte e tem como finalidade principal informar à Receita Federal todos os dados referentes aos valores devidos de vários tributos e contribuições federais, bem como, os valores utilizados para a sua quitação.
- Demonstrações Contábeis: As demonstrações contábeis tem a finalidade de oferecer ao empreendedor o panorama da situação patrimonial e financeira da empresa durante certo período de tempo.
As demonstrações são realizadas com base em alguns critérios importantes, como o balanço patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício, a Demonstração de Lucros ou prejuízos Acumulados, a Demonstração das mutações relativas ao patrimônio líquido, além das notas de esclarecimento.
Parece complicado, mas não se preocupe. Nossa equipe está pronta para auxiliar o seu negócio em todas essas etapas e te explicar o funcionamento de cada item.
- Emissão de notas fiscais: Essa provavelmente é a obrigação acessória mais conhecida. A emissão de notas fiscais tem como finalidade oferecer suporte para que o governo possa fiscalizar e movimentar as mercadorias e a prestação dos serviços realizados pelas empresas.
- Folha de Pagamento: O famoso holerite que você paga ao empregado tem como finalidade organizar e registrar valores referentes a remunerações dos colaboradores, com os devidos descontos e acréscimos.
A folha de pagamento é uma lista de remuneração importante que deve ser preenchida adequadamente pela empresa, nela devem conter dados como nome do funcionário, salário, proventos, descontos, encargos sociais, RAIS, DIRF, CAGED e SPED SOCIAL.
E aí gostou? Tem alguma dúvida que gostaria de compartilhar conosco?
Até a próxima semana!